MICROCOSMOS

a pele de um país 

Continúo a mapear, no escuro.
O projecto cresce, torna-se visível, e cresce com ele a vontade de continuar a encontrar microcosmos representativos de algumas essências de cada província portuguesa. MICROcosmos é uma série de documentários. Um documentário por província. Entre acasos diversos e momentos imperfeitos, filmei em Trás-os-Montes, Minho, Beira Litoral, Beira Baixa e Algarve. Beira Alta será o próximo território que acrescentarei neste mapa. 

A memória de um país pode ser retratada de forma imperturbável e a reflexão sobre as feridas profundas de uma sociedade trazidas para primeiro plano. Espero que as sugestões que vou fazendo através do projecto MICROcosmos se tornem formas directas de afrontar as questões que se colocam à minha volta.  

O país que não faz o seu retrato de família que futuro terá? Esta é a célebre questão colocada pelo realizador Patrício Guzman. O acervo é fundamental, o mapa é desejado. Estarei disponível para o encontro e para o desencontro. Quero filmar nos labirintos da memória. Procurar nos mais visionários a força de um sonho há muito MICROdesperto.